Harmonia – 25 de janeiro, 2017CompartirFacebookTwitter

Lamentamos dizer que, por mais flores e chocolates, que vai comprar para aquela pessoa amada, são as bactérias do nosso corpo que desempenham um papel importante no amor e nas relações de casal. Embora, claro, uns bonitos detalhes podem ajudá-lo a conquistar quem você gosta.

As bactérias que intervêm nas relações que mantemos com os outros são as que ajudam a formar o nosso sistema imunológico. Quer saber mais? Conheça estas oito formas em que as bactérias que influenciam a sua sorte no amor.

1. Os casais que se beijam tem mais bactérias em comum em suas línguas que aqueles que não o fazem. O interessante disso é que, talvez, o que nos atrai de uma boca, mais do que a sua técnica ao beijar, pode ser a compatibilidade de seu microbioma oral ou o ecossistema de bactérias que vivem nesta cavidade. Uma linda boca tem ricas bactérias?

2. Em um famoso estúdio com “camisetas suadas usadas por homens (sem desodorante), um grupo de pesquisadores notou que os odores que se formam nas t-shirts são produzidos em grande medida por bactérias específicas de cada pessoa. De alguma forma, o seu cheiro, a sua própria fragrância natural é determinada por sua composição bacteriana (a qual varia a partir de vários fatores como a alimentação, o estresse, o uso de antibióticos, etc.). A mesma pesquisa mostrou que as mulheres estão “cheirando” atraídas para as pessoas com um complexo de histocompatibilidade diferente, isso provavelmente como uma resposta biológica a um perfil divergente pode compensar algumas carências pessoais e oferecer um melhor sistema imunológico para seus filhos. Muitas das vezes em que pensamos que nos atrai de uma pessoa pela sua graça, inteligência ou aparência, na realidade, o que nos atrai é o seu sistema imunológico (especialmente no caso das mulheres).

3. Um grupo de pesquisadores holandeses fez um experimento em que vários casais heterossexuais se deram um beijo e, em seguida, foi-lhes pedido que fizessem um iogurte probiótico (controle), para depois dar outro beijo. Este procedimento permitiu que se calculara o número de bactérias que se transferem em um beijo de 10 segundos: 80 milhões.

4. As bolhas do espumante que você pode fazer com o seu parceiro, este fim-de-semana são uma consequência das bactérias que crescem na segunda fermentação e afetam a persistência e o volume dessas bolhas que são o símbolo da felicidade.

5. Um estudo revelou que as bactérias também gostam de chocolate. De fato, alguns dos benefícios de comer chocolate provém de que as bactérias são capazes de acabar com isso e produzir moléculas que ajudam a diminuir o estresse sobre os vasos sanguíneos.

6. Em tempos recentes foi dado a conhecer informações sobre o vaginoma, a configuração bacteriana da vagina (um bebê ao nascer, por exemplo, atravessa o canal vaginal, e de lá toma a microbiota que constituem o seu sistema imunitário). Menos conhecido é que os homens também têm algumas bactérias no sêmen. Um nível muito alto de bactérias pode gerar esperma estéril.

7. Uma pesquisa de 2015 achou que os casais de macacos babuínos que mais se alisam e acariciam têm os microbiomas mais semelhantes entre si. Isto foi medido através das fezes, o que talvez não seja uma forma muito sexy de descobrir se você tem química com seu par.

8. O sexo pode ser bom para as bactérias: diversos estudos mostram que a composição da microbiota é afetada severamente por estresse. Isto significa que se submeter ao estresse gera um aumento na população de bactérias associadas com a inflamação. O sexo e a meditação são duas formas que a ciência descobriu que conseguem combater o stress. Assim lá você tem: um pouco de bom sexo pode contribuir para ter uma melhor digestão e um melhor sistema imune por bactérias. Por sua vez, as bactérias podem ajudá-lo a ter um bom sexo, pois, um outro estudo mostrou que as mulheres que tomaram o iogurte probiótico tiveram melhoras em seu estado de ânimo, sugerindo que certas cepas bacteriales podem contribuir no combate a depressão. Um dos efeitos colaterais mais importantes dos antidepressivos é a baixa de libido, e geralmente a depressão não produz muito erotismo. Assim que você pode recorrer, de alguma maneira, um afrodisíaco probiótico.

Se quiser melhorar a qualidade e diversidade de seus bactérias lembre-se de manter uma alimentação saudável que inclua o consumo de iogurte com probióticos. Além disso, se quiser continuar a melhorar a sua sorte no amor, evite estes 10 hábitos que se tornam menos atraente para as pessoas.

Fonte