Terça-feira 11 de abril de 2017, 05:08 pm, última atualização.Causas-Refluxo-Gastroesofagico

Limitar o consumo de chocolates, queijos muito fermentados, refrigerantes, bebidas com cafeína e álcool, reduz as chances de desenvolver o chato do refluxo gastroesofágico.


A porção do tubo digestivo que comunica a garganta (faringe), com o estômago, o esôfago; ligeiramente acima da união de ambos existe uma banda muscular chamada esfíncter esofágico inferior. Se o esôfago está em repouso, o músculo em forma de anel se contrai para impedir que os alimentos e o ácido do estômago volta para a boca. No entanto, quando o esfíncter não se fecha adequadamente, apresenta refluxo gastroesofágico, cujo sintoma mais evidente é a sensação de queimação ou dor no peito, e pode estender-se para o pescoço ou garganta, além de causar inchaço e diversas lesões mais.


Qualquer pessoa, até mesmo bebês ou crianças, pode sofrer este tipo de refluxo ocasionalmente; não obstante, quando os episódios aparecem mais de duas vezes por semana, é possível que tenha a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a mesma que, se não tratada adequadamente, costuma levar a problemas de saúde mais sérios.


Para muitas pessoas, felizmente, os sintomas melhoram quando colocam em prática diversas medidas, sobretudo, relacionadas com a sua dieta habitual, e a forma em que a consomem.


Cuidar da alimentação é muito importante para ter uma boa saúde e, no caso de DRGE, esta prática adquire maior relevância, já que se a pessoa digere bem a comida, reduz as probabilidades de sofrer moléstias decorrentes da doença.


Particularmente, existem produtos que favorecem o refluxo porque afetam (enfraquecer) o funcionamento do esfíncter ou bem, devido a que estimulam fortemente a produção de ácido clorídrico estomacal (indispensável para que se leve a cabo a fragmentação química do alimento, assim como a sua digestão).


Apesar de que geralmente constituem deliciosos, muitos podem se tornar inimigos da saúde digestiva:



  • Bebidas alcoólicas. O álcool reduz a pressão no esfíncter esofágico inferior, permitindo que você relaxe e abra, o que provoca o refluxo. Além disso, apesar de não aumentam a acidez gástrica, destruindo a barreira que protege o estômago, gerando efeitos semelhantes. Mais ainda, quando as bebidas alcoólicas são consumidas em jejum, os riscos de refluxo aumenta.

  • Refrigerantes de cola. São muito ácidos e contêm água carbonatada que dilata o estômago (isso aumenta a pressão sobre este órgão), o que favorece o refluxo gástrico e a sensação de distensão abdominal.

  • Lácteos. Os derivados de leite inteira costumam ser de difícil digestão, assim como os queijos fortes ou muito fermentados, por exemplo, o Roquefort.

  • Café, chá e bebidas energéticas. Por possuir cafeína destroem a barreira gástrica, de modo que quebram o equilíbrio que esta guarda com a geração de sucos digestivos. Em consequência, a acidez afeta o estômago, embora se encontre em níveis normais. Além disso, favorecem o relaxamento do esfíncter esofágico.

  • Chocolate. Ao tratar-se de um alimento gorduroso, sua digestão requer muita geração de ácidos gástricos, sem esquecer que, por conter cafeína, destrói a barreira gástrica.

  • Alho e cebola. Aumentam a sensação de queimação no estômago.

  • Tomate. Mas é indispensável na elaboração de alguns molhos, purês e sucos, tem elevado nível de acidez.

  • Alimentos fritos. Por seu método de elaboração, contêm maior quantidade de gordura que os outros pratos e, portanto, o estômago deve aumentar a secreção de ácidos gástricos para alcançar sua fragmentação química.

Vale a pena notar que aquelas medidas que reduzam a pressão intra-abdominal, como perder peso, não usar roupas apertadas na cintura, nem praticar exercício abdominal intensa, podem melhorar efetivamente os sintomas de DRGE. Paralelamente, é recomendável fazer refeições em pequenas porções, o que reduz a tensão no esfíncter esofágico interior, ajudando a evitar que o ácido volte para o esôfago. Mastigar lentamente e não se deitar logo depois de comer, também são hábitos favoráveis.


Outra dica é relaxar depois de ingerir os alimentos, uma vez que, quando uma pessoa está sob estresse, a digestão costuma ser mais lenta.


Lembre-se que este problema de saúde reside na falha do esfíncter do estômago, pelo que o seu tratamento médico não se reduz às mudanças alimentares que aqui sugerimos.

Alimentos que causam refluxo gastroesofágico
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