O inchaço nas pernas e tornozelos é normal se passar grande parte do tempo sentada ou de pé. Se o seu coração, fígado ou rins trabalham de forma adequada, a acumulação excessiva de líquidos não deve ser motivo de preocupação, pois seu organismo rejeitar-te-á naturalmente. Mas se você quiser ajudá-lo, limita o consumo destes 8 alimentos que te fazem reter líquidos.


Alimentos que causam a retenção de líquidos


Causas da retenção de líquidos


Problemas circulatórios (insuficiência venosa), gravidez, insuficiência cardíaca, desnutrição por falta de proteínas, doenças renais ou hepáticas são as causas mais comuns de edema ou retenção de líquidos: aumento do volume do líquido intersticial (espaços que rodeiam as células).


Seus sintomas mais frequentes são: cansaço, aumento da circunferência abdominal, inchaço nas pernas e tornozelos e bolsas dos olhos!


Pessoas que as sofrem, têm maior risco de edema que as pessoas saudáveis, e são os que mais devem ter cuidado com a sua dieta e com o consumo destes 8 alimentos que te fazem reter líquidos.


Adeus à retenção excessiva de líquidos)


Cecilia Montagna, nutricionista e nutricionista da Fundação Espanhola do Coração, recomenda-se, como primeira medida para eliminar a retenção de líquidos, um tratamento dietético baixo em sódio. O consumo de sal em excesso faz com que o organismo não seja capaz de remover adequadamente suas toxinas e líquidos. As principais fontes de sódio são:



  1. Sal de mesa. Quanto mais sal consumas, mais água retendrás. Evite usá-la ao cozinhar e sustitúyela por ervas, especiarias, limão, vinagre e óleos aromatizados com alho ou orégano.

  2. Enchidos. Presuntos, salsichas, salame ou patês e tudo o que seja defumado são alimentos que causam a retenção de líquidos devido a seu alto teor de sal e conservantes artificiais.

  3. Nozes e azeitonas. Sobre todos aqueles frutos secos e processados os que lhes adicionam sal, como as nozes, pistaches ou amêndoas.

  4. O álcool. O álcool se desidrata, por isso, quando você bebe, o seu organismo fica em estado de alerta para “guardar” toda a água que puder.

  5. Pães e cereais industriais. São “armadilhas de sal”, como refere o Dr. Salomão Jakubowicz, médico pesquisador em Endocrinologia, pois a contêm, sem que nos percatemos de fazer isso.

  6. Água mineral. Algumas delas têm alto teor de sódio. Verifica-se que em sua etiqueta não passem de 50 mg/litro.

  7. Molhos e alimentos industriais. Evita a mostarda, cátsup, molho de soja, maionese, os caldos de galinha concentrados, as sopas e alimentos pré-cozinhados e as refeições rápidas e prontas.

  8. Peixes defumados, enlatados ou salgados (como o bacalhau). À exceção de um deles, todos os peixes frescos e congelados te ajudam a eliminar a retenção de líquidos.

Então, o que comer para não reter líquidos?


Considera-se que a maior parte da ingestão de sódio acontece a partir de alimentos processados. Por isso, é muito importante ler os rótulos dos produtos que você compra e escolha os que menos contenham sódio (aqui, dicas para que você saiba como entender os rótulos dos alimentos).



  • Preferir alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, carnes e peixes frescos).

  • Reduz o consumo de gorduras saturadas (favorecem a inflamação) e aumenta o de gorduras ricas em Ômega 3, como peixes, azeite, frutos secos sem sal e abacate.

  • Beba 2 litros de água ao dia para renovar as suas reservas de líquido corporal.

Além de evitar, na medida do possível, estes 8 alimentos que te fazem reter líquidos, realiza atividade física aeróbica diariamente e o inchaço nas pernas e tornozelos não virá!

Alimentos que te fazem reter líquidos
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